A Saúde

Pesquisar este blog

O que acontece com o corpo, se você bebe Coca-Cola todos os dias?


Todo mundo sabe que refrigerante doce como Coca-Cola são prejudiciais à saúde. No entanto, poucos conseguem explicar exatamente o efeito deste tipo de produto em nosso corpo.


A Organização Mundial da Saúde acaba de lançar o “Código Against Cancer”, que inclui 12 recomendações para evitar a doença, incluindo a redução do consumo de bebidas açucaradas.


Mas por que este produto é tão perigoso para a nossa saúde?


O ganho de peso


Em primeiro lugar, de acordo com os avisos de nutricionistas, o consumo regular de bebidas com alto teor de açúcar, especialmente gaseificada, cujo líder é, sem dúvida, a gigante Coca-Cola, acarreta um ganho de peso significativo.

Este efeito desagradável é devido a dois fatores: o alto índice glicêmico devido a alta concentração de açúcar e baixo índice de saciedade, uma vez que estas bebidas não acabam com a fome ou sede.

Um experimento que envolveu 224 adolescentes obesos que tomavam bebidas açucaradas regularmente, mostrou que o grupo de jovens que manteve os seus maus hábitos alimentares, após um ano, tiveram um aumento significativo do peso.

Além disso, os açúcares e o gás absorvido pelo sangue, bem como o seu elevado valor calórico, pode causar diabetes tipo 2, advertiram os médicos.



Os problemas respiratórios


Se hoje não há nenhuma dúvida que o consumo de Coca-Cola, Pepsi ou quaisquer outras bebidas açucaradas causam ganho de peso, é surpreendente para a maioria das pessoas, descobrir que estes produtos também contribuem para problemas respiratórios.

Três investigações realizadas por cientistas da Suécia, EUA e a Austrália têm demonstrado que as bebidas açucaradas causam aumento da asma.

De acordo com o estudo publicado na revista “European Journal of Clinical Nutrition”, a grande quantidade de açúcar contida nos refrigerantes provoca a inflamação das vias aéreas, a principal característica da asma.

Assim, uma das estratégias de prevenção para esta doença, segundo os médicos, poderia ser a de incentivar a população a reduzir o consumo de açúcar.



Efeito negativo sobre o sistema nervoso e no cérebro


Além de causar várias doenças, a Coca-Cola e bebidas similares causam uma espécie de dependência em seus consumidores, e o responsável novamente é o açúcar.

Os cientistas explicam que o açúcar contido nos refrigerantes, ativa no cérebro, centros nervosos que aumentam o nível dos hormônios dopamina e serotonina, que por sua vez produzem uma certa sensação de prazer. Portanto, quanto mais bebidas açucaradas consumimos, mais estímulos de prazer o cérebro recebe.

Um estudo da Universidade da Carolina do Norte indicou que refrigerantes diet que contêm adoçantes artificiais em vez de açúcar, pode levar à fome e desejo por açúcar, o que certamente irá afetar negativamente o seu corpo.


Envelhecimento precoce


Outro efeito das bebidas açucaradas pouco conhecidos, mas não menos prejudiciais à saúde, revelado em um estudo publicado no “American Journal of Public Health”, é a aceleração do envelhecimento celular no organismo.

De acordo com o “The Guardian” uma análise dos hábitos alimentares de 5.300 adultos entre 20 e 65 anos em relação ao seu nível de envelhecimento, revelou que o consumo regular de refrigerantes açucarados adianta o relógio molecular em uma média de 4,6 anos, em comparação ao normal.


No entanto, cientistas admitem que a pesquisa ainda está em sua fase preliminar e faltando evidência de seu impacto sobre o envelhecimento celular, das bebidas como a Coca-Cola.

Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário