A Saúde

Pesquisar este blog

O consumo de leite contribui para a morte prematura e fraturas


O consumo de leite não só não previne fraturas ósseas, como também pode contribuir para uma maior taxa de mortalidade, especialmente entre as mulheres, dizem cientistas suecos.

Por 11 anos, pesquisadores suecos monitoraram os hábitos alimentares de mais de 45.000 homens e durante 20 anos de 60 mil mulheres e descobriram que beber três copos de leite por dia, não protege os ossos contra fraturas e pode até mesmo aumentar o risco de morte prematura. Isso é o que revela o novo estudo publicado no British Medical Journal.

Note-se que os efeitos mais pronunciados foram registrados em mulheres: o consumo excessivo de leite quase dobrou as chances de morrer de doença cardíaca e aumentou o risco de fraturas de quadril. Os autores do estudo, supõe que a galactose, um açúcar simples que é um dos componentes básicos do leite, causam uma resposta inflamatória que faz com que os ossos se tornem mais frágeis.

Durante o estudo, os cientistas tentaram levar em conta outros fatores que poderiam afetar a saúde dos voluntários, como o tabagismo, índice de massa corporal, dieta e exercício, o uso de suplementos alimentares, etc. No entanto, alguns especialistas acreditam que o resultado do estudo pode ter sofrido influência de alguns fatores que os autores ignoraram.

Por exemplo, quando começou o estudo, a idade das mulheres participantes era de 39 a 74 anos, e os homens com idade entre 45 a 79, por isso não é surpreendente que um número significativo de voluntários tenha morrido durante as duas décadas do estudo.

Além disso, o professor Susan Lanham, diretor do Departamento de Ciência da Nutrição da Universidade de Surrey (Reino Unido), lembra que na Suécia, o leite é enriquecido com vitamina A, por isso os resultados não podem ser comparados com outras partes do mundo.


Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário