A Saúde

Pesquisar este blog

Alimentos para limpar e melhorar o funcionamento do fígado



Excessos na alimentação afetam a função do fígado, um dos órgãos mais importantes devido à sua tarefa de purificação e transformação das gorduras ingeridas.



Se o fígado está afetado, há uma deterioração no organismo e também é produzido um maior estresse metabólico.

Felizmente, a natureza fornece remédios naturais e acessíveis para purificar o fígado.


Veja quais são:

1-Alho: Uma pequena porção deste bulbo picante tem a capacidade de ativar as enzimas do fígado para ajudar a eliminar toxinas.
O alho contém alicina e selênio, que são dois poderosos nutrientes que protegem o fígado de danos tóxicos, e ajudam no processo de desintoxicação.

2-Toranja: O seu alto teor de vitamina C e antioxidantes aumentam os processos naturais de purificação; também tem naringenina, um composto flavonoide que descarta a gordura.
Um pequeno copo de suco de toranja recém-espremido, ajuda na produção de enzimas do fígado, que ajudam a remover substâncias cancerígenas e outras toxinas.

3-Beterraba: É um maravilhoso purificador do sangue capaz de absorver metais pesados que prejudicam o organismo.
Também é excelente para a manutenção do bom nível da contagem de glóbulos vermelhos e banir a anemia que acompanha a vida moderna.

4-Cenoura: Produzir resultados semelhantes aos da beterraba, porque ambos contêm antioxidantes como betacaroteno e flavonoides curativos.
Melhora as funções gerais do fígado e ajuda a nivelar a produção de glicose.

5-Chá-verde: É um presente para o fígado devido as suas abundâncias antioxidantes como as catequinas.
O melhor é que o chá-verde, não só pode ser preparado em infusão e bebido quente ou frio, mas também pode ser um ingrediente de vários pratos que ajudam a melhorar a dieta.

6-Vegetais de folhas verdes: Eles são um dos mais poderosos aliados do fígado e podem ser comidos crus, cozidos ou incluídos em sucos. Seu benefício está na grande quantidade de clorofila, que absorve as toxinas do corpo.
Entre as folhas verdes mais utilizadas estão: couve, alface, rúcula, dente de leão, espinafre, mostarda e chicória. Seu uso ajuda a aumentar a produção e o fluxo da bílis.

7-Cereais integrais: Arroz integral é rico em vitaminas do complexo B, que são nutrientes que melhoram o metabolismo da gordura em geral e ajudam nas funções hepáticas.
Para descongestionar o fígado, nada como evitar o consumo de farinha branca. É melhor substituí-la por trigo integral.

8-Vegetais crucíferos: O brócolis, a couve de Bruxelas e a couve-flor são legumes que têm propriedades desintoxicantes que ajudam o fígado.
As substâncias químicas que eles contêm, neutralizam determinadas toxinas, como as nitrosaminas encontradas na fumaça do cigarro e aflatoxina encontrada nos amendoins. Eles também contêm glucosinolatos que ajudam o fígado a produzir as enzimas que ele necessita para seu processo de desintoxicação.

9-Abacate: Às propriedades conhecidas por seus grandes nutrientes, também se soma o poder que têm para ajudar a função hepática.
Os nutrientes do abacate favorecem a produção de glutationa, um composto que é necessário ao fígado para que ele possa purificar as toxinas.

10-Limões e limas: Além de seu alto teor de vitamina C, seu consumo ajuda a transformar os materiais tóxicos em substâncias solúveis em água e fáceis de expelir.
Beber em jejum suco de limão espremido na hora ajuda a estimular o fígado.

11-Maçãs: Devido ao seu elevado teor de pectina, ajuda a eliminar as toxinas no trato digestivo.
Esta função facilita as tarefas do fígado durante o processo de limpeza. 



12-Nozes: Elas têm altos níveis de L-Arginina, um aminoácido; também glutationa e ácidos graxos Ômega-3, que ajudam a desintoxicar o fígado e prevenir doenças causadas pela amônia.
As nozes também ajudam a oxigenar o sangue, e extratos de suas cascas são frequentemente usados em fórmulas de limpeza do fígado. 


13-Repolho: Da mesma forma que o brócolis e a couve-flor, o repolho estimula a ativação de duas enzimas de desintoxicação hepática que eliminam toxinas.
O repolho é usado como um ingrediente em saladas, sopas ou para fabricar pães recheados.

Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário