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Alimentos para consumir ou evitar em caso de Diarreia


A diarreia é uma consequência de vários distúrbios que causam um aumento no peristaltismo (movimento involuntário) intestinal, o que leva a um maior número de evacuações e à perda da consistência das fezes, que se tornam aguadas.

Uma das piores complicações da diarreia é a desidratação. Para evitá-la, o Hospital Sírio-Libanês divulgou uma lista de alimentos que os pacientes com diarreia devem consumir ou evitar.



Alimentos para combater a diarreia:


Todos os tipos de chás: erva-doce, erva-cidreira, mate, camomila, hortelã, de casca de goiaba, entre outros;

Sopa de legumes: abobrinha, cenoura, chuchu, batata, mandioquinha, inhame, abóbora etc.;

Arroz, macarrão, fubá, semolina, água de arroz, amido de milho, cuscuz de tapioca, torradas, biscoitos de amido de milho, torradas, bolacha de água e sal, pão francês;

Frutas: maçãs sem casca, goiaba, caju, banana-prata, pera sem casca, limão, maracujá, pêssego;

Água de coco, bebidas isotônicas, água filtrada ou fervida;

Sucos: limão, caju, maçã cozida, goiaba coado;

Carnes magras (sem gordura; frango e peixe, sem pele) assadas, grelhadas ou cozidas;

Tomate sem pele e sem sementes;

Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).


Alimentos que agravam a diarreia:


Leite e derivados, como creme de leite, requeijão, queijo prato, parmesão, muçarela, iogurte, manteiga;

Farinhas e derivados de aveia, cevada e centeio (contêm alto teor de gordura);

Sorbitol, xilitol e manitol, encontrados em produtos dietéticos;

Cafeína (café em pó ou solúvel);

Bebidas gaseificadas, como refrigerantes e água com gás;

Bebidas fermentadas, como vinho e cerveja;

Oleaginosas, como nozes, amendoim, abacate e castanha;

Vegetais folhosos: alface, agrião, espinafre, acelga, couve e bertalha;

Vegetais ricos em ácidos estimulantes da contração vesicular: alcachofras, pimentão, alho, cebola e alho-poró;

Frutas laxantes, como laranja, melancia, melão, mamão, ameixa, abacaxi, uva e figo;

Frituras;

Condimentos (catchup, mostarda, orégano e pimenta);

Alimentos ricos em enxofre como brócolis, cebola, couve, couve-flor, bretalha, nabo, pimentão, repolho, rabanete, taioba, grão-de-bico, ervilha, lentilha, feijão, batata-doce, pepino e couve-de-bruxelas;

Óleos vegetais;

Carnes gordurosas;

Bolachas recheadas;

Doces com goiabada, marmelada, doce de leite, frutas em calda, bolos e chocolates. 


Fonte: drauziovarella.com.br

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