A Saúde

Pesquisar este blog

Novo analgésico 100 vezes mais forte que a morfina


Pesquisa descobre analgésico em veneno de caracol marinho e pode auxiliar no tratamento de doenças como diabetes


A nova droga já foi aprovada para o tratamento da dor aguda


Na Universidade de Queensland na Austrália, um grupo de pesquisadores, descobriu recentemente um analgésico natural muito poderoso, quase 100 vezes mais forte que
a morfina. Sua origem é tão inesperada quanto seu efeito.

De acordo com o estudo apresentado pela Sociedade de Química dos Estados Unidos, a proteína extraída do veneno do caracol marinho é rica em cono toxinas, capazes de produzir uma substância analgésica mais forte do que a morfina. 

A “morfina de caramujo” seria altamente eficaz para pacientes que sofrem de dores fortes, causadas pela diabetes, escleroses múltiplas e outras doenças que afetam as terminações nervosas.

Em seu habitat, o caracol que vive em águas tropicais utiliza o veneno para paralisar suas presas. A partir dele, cinco drogas experimentais foram elaboradas. Uma delas, a ziconotida, já foi aprovada para o tratamento de dor aguda em seres humanos.

Atualmente, a droga é injetada na medula, mas os cientistas continuam trabalhando com as proteínas com intuito de encontrar um tratamento oral, menos invasivo e com menor risco de dependência. 

A vantagem da droga é que ela atua em receptores cerebrais diferentes que os demais derivados de ópio, o que diminui em muito o risco de vir a representar uma droga que cause dependência.



Fonte: noticias.seuhistory.com

Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário