A Saúde

Pesquisar este blog

Chocolate, um gostoso benefício para o organismo


Todos os estudos feitos até hoje comprovam que o cacau faz bem para todo o organismo...Coração, cérebro e Intestino são alguns dos órgãos que são beneficiados com a ação antioxidante e estimulante de cinco compostos do cacau.


Pesquisas comprovam que o chocolate faz bem à saúde.



Coração, intestino e cérebro são alguns dos órgãos que se beneficiam da ação de cinco de substâncias presentes no chocolate: polifenóis, flavonoides, teobromina, feniletilamina e cafeína. Os flavonoides e polifenóis são antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular. Já a teobromina, feniletilamina e cafeína são estimulantes do sistema nervoso central e promovem sensação de prazer e bem-estar. "O que faz o chocolate ser tão popular é a combinação entre gosto bom e benefícios físicos e psicológicos", afirma a nutricionista italiana Donatella Lippi, professora do departamento de medicina da Universidade de Florença e especialista em história médica.



O limite recomendado para o consumo diário é de 50 gramas, equivalente a dois bombons. "Mais do que isso, o chocolate pode causar acúmulo de gordura, alteração nos níveis de glicose, colesterol e triglicérides, além de alergia e diarreia", diz a endocrinologista Claudia Cozer, coordenadora do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares (Nota) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.



Quanto mais cacau tem o chocolate, maior sua concentração de antioxidantes e estimulantes. Por isso, médicos e nutricionistas recomendam o consumo da versão amarga, aquelas com 60 a 100% de cacau na composição. O meio amargo (40 a 60% de cacau) também faz bem ao organismo, mas deve ser uma opção secundária, por conter mais açúcar do que o amargo.

Evite o chocolate ao leite e o branco, eles são muito gordurosos e possuem pouco cacau, substância responsável pelos benefícios do chocolate...


Já o ao leite — que leva mais leite e açúcar do que cacau — e o branco — composto por manteiga de cacau, açúcar, leite e gordura saturada — praticamente não oferecem benefícios à saúde. "Em altas quantidades, os dois tipos podem fazer mal à saúde do consumidor", afirma Martine Elisabeth Kienzle, professora do curso de nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).



Além da porcentagem de cacau estampada no rótulo, há um truque para identificar, pelo paladar, um chocolate nutritivo: em contato com a ponta da língua, ele derrete completamente, um sinal de que foi feito com cacau sólido, não com a manteiga da fruta. "Há chocolates com a mesma quantidade de cacau na formulação, mas variados níveis de gordura e açúcar. Por isso, é bom verificar tanto no paladar quanto na embalagem", explica Cláudia Cozer.



Conheça os benefícios do chocolate:



Melhora os processos mentais:

De acordo com um estudo feito na Universidade de Áquila, na Itália, os derivados do cacau podem melhorar a cognição — processos mentais que são responsáveis pelo pensamento, percepção, classificação, juízo, imaginação e linguagem — e a memória em idosos.



Reduz o risco de acidente vascular cerebral (AVC):

Uma pesquisa feita pelo Instituto Karolinska, na Suécia, revelou que homens que comem 10 gramas de chocolate por dia podem ter 17% menos risco de sofrer um derrame. A substância que causou esses benefícios é o flavonoide, que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.



Protege o intestino:

A função antioxidante do chocolate pode ajudar a proteger o intestino do stress oxidativo — quadro em que há a sobrecarga de alguma substância e que pode ocasionar danos às células. Com essa proteção, há menores chances de se desenvolver problemas intestinais, como o câncer de cólon.

Uma pesquisa coordenada por estudiosos do Instituto de Ciência, Tecnologia e Nutrição Alimentar, na Espanha, as substâncias antioxidantes presentes no alimento, como os polifenóis e os flavonoides, exercem uma proteção na mucosa intestinal e impedem a proliferação de células cancerígenas na região.

Outra pesquisa com o cacau, feita por pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil de Oakland, nos Estados Unidos, descobriu que os flavonoides presentes no fruto ligam-se a uma proteína que é responsável por regular a secreção de fluidos no intestino delgado. Assim, o chocolate pode ajudar no tratamento da diarreia.



Ajuda a emagrecer:

Chocolate é sinônimo de ganho de peso? Nem sempre. Uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, constatou que comer quantidades moderadas do doce, principalmente na versão amarga, pode ajudar a emagrecer. A conclusão foi de que o chocolate possui “calorias neutras” que, em pequenas quantidades, regulam o funcionamento do metabolismo e, consequentemente, combatem o acúmulo de gordura do corpo.




Combate a diabetes:

Um estudo feito na Universidade de Áquila, na Itália, descobriu que o chocolate não só ajuda o metabolismo a combater o acúmulo de gordura, como o deixa mais sensível à insulina, o que reduz o risco de diabetes. Os flavonoides, mais uma vez, são os responsáveis pelo benefício.



Melhora a saúde do coração:

Por ser um alimento antioxidante, o chocolate pode ajudar na boa saúde do coração. Entre os seus benefícios, ele auxilia na redução do colesterol ruim, o LDL, por diminuir a sua oxidação e, consequentemente, sua formação. “Assim, o chocolate auxilia na prevenção da placa de ateroma, que se forma na parede dos vasos sanguíneos com o acúmulo do LDL. Em casos graves, essas placas podem causar infarto e acidente vascular cerebral”, explica Martine. Além disso, o chocolate auxilia no funcionamento das células que recobrem os vasos sanguíneos, reduzindo o colesterol total.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Wageningen, na Holanda, descobriu que o chocolate ainda ajuda a restaurar a flexibilidade das artérias. Foi constatado, no mesmo estudo, que o alimento impede que os glóbulos brancos saiam da corrente sanguínea e se fixem às paredes das artérias. Os dois acometimentos são fatores de risco para a aterosclerose, doença que consiste no entupimento dos vasos e na redução do fluxo sanguíneo. Não foi descoberto, porém, o composto responsável por essas ações.

Outro estudo, comandado por pesquisadores australianos, e publicado no periódico "BMJ", verificou que o consumo diário de chocolate amargo pode reduzir as chances de doenças cardiovasculares em até 80%. Os pesquisadores analisaram dados 2 013 participantes ao longo de dez anos.




Regenera os músculos:

Um estudo publicado pelo periódico "Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism" descobriu que atletas de ciclismo de alta performance que tomaram leite com achocolatado depois do treino tiveram melhores desempenhos no treino seguinte do que os que ingeriam bebidas esportivas. Os cientistas constataram que a bebida com chocolate alivia dores musculares e regenera os músculos por aumentar em 70% o poder do consumo máximo de oxigênio.



Melhora o humor e da prazer:

"Além dos efeitos positivos à saúde física, o chocolate nos faz sentir melhor, um dos motivos pelos quais ele é muito popular", diz a nutricionista Donatella Lippi, professora do departamento de medicina da Universidade de Florença, na Itália. O chocolate contém triptofano, um aminoácido que é um precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

O alimento também tem outras substâncias que colaboram para o humor, como a feniletilamina — que é semelhante à anfetamina. A substância eleva os níveis da dopamina, neurotransmissor relacionado à sensação de prazer e que atua como estimulante. Além disso, o chocolate ainda contém a cafeína, que é um composto excitante do sistema nervoso central.


Fonte: veja.abril.com.br

Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário