A Saúde

Pesquisar este blog

Arritmia cardíaca, saiba como identificar e evitar

O que é arritmia cardíaca?



Aprenda a identificar os sinais que o coração da, quando algo não está bem...Também conhecida como palpitação, a arritmia cardíaca é um distúrbio do ritmo cardíaco (batidas irregulares do coração), que provoca a sensação de que o coração deixou de dar uma batida. Na maioria das vezes, se ocorre de vez em quando, esse fato não tem consequências.
Mas em alguns casos, pode ser sinal de um problema mais grave. O ritmo de um coração normal descansado é de 60 a 100 batidas por minuto. Os átrios (as duas câmaras menores do coração) contraem-se simultaneamente e logo em seguida, acontece o mesmo com os ventrículos (as duas câmaras maiores).

Esse mecanismo causa a “batida dupla”, uma característica do coração: tum-tá, tum-tá… Exercícios ou estresse emocional podem aumentar o ritmo cardíaco para até 200 ou mais pulsações. Em pessoas com coração sadio, quando a demanda de esforço volta ao normal, o ritmo cardíaco também se restabelece rapidamente.
No entanto, às vezes as arritmias se instalam por um período maior de tempo. O coração pode bater demasiado lento (bradicardia), ou demasiado rápido (taquicardia).

Na maioria dos casos, as arritmias são breves, desaparecem espontaneamente e não representam risco para a saúde. No entanto, se o ritmo cardíaco acelerado tornar-se constante, pode conduzir à falência cardíaca congestiva. Arritmias graves, muitas vezes, ocorrem por causa de infartos do miocárdio.
Cafeína, fumo, álcool e outras drogas estimulantes (legais ou ilícitas) podem desencadear batimentos extras tanto nos átrios quanto nos ventrículos.

Normalmente as arritmias desaparecem assim que a pessoa afasta os fatores desencadeantes. Todavia, se os batimentos extras forem rápidos ou muito lentos e vierem acompanhados de tontura e falta de ar, o quadro merece atenção porque pode indicar doenças cardíacas.

Um tipo de arritmia cardíaca grave, com risco de vida, é a chamada “fibrilação” que ocorre quando os átrios ou os ventrículos se contraem de forma irregular, descoordenada. Pessoas com aterosclerose estão particularmente sujeitas a essa anomalia, que vem acompanhada de dor no peito nos casos de infarto.


Recomendações

* Se fuma, faça tudo o que puder para parar de fumar;
* Se notar batimento cardíaco irregular, rápido, ou batimento
extra e não houver histórias de doenças do coração em sua família, o problema pode estar relacionado ao consumo de cafeína, fumo, estresse emocional e/ou uso de certos medicamentos. Corte o café, certos tipos de chá, colas e outras bebidas que contenham cafeína;

* Procure um médico. Existem diversos medicamentos que podem
ser indicados para tratar das arritmias. Certos casos exigem a implantação cirúrgica de um marcapasso no peito do paciente para regular os batimentos cardíacos;

* Se você é nervoso, sente calor demais, tem tremores nas mãos e transpira muito, sua arritmia pode estar associada à hiperatividade da tireoide. Vá ao médico que lhe indicará o tratamento adequado.


Advertência

Palpitações acompanhadas de compressão ou aperto no peito ou de perda de consciência são graves. Procure socorro imediatamente.


Fonte: drauziovarella.com.br

Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário