A Saúde

Pesquisar este blog

Prevenir pedras nos rins



Calculo renal
calculorenal.med.br

7 regras básicas, para evitar pedras nos rins (cálculo renal):




1. Beba de 2 a 3 litros de água por dia.
A principal causa de pedra nos rins é a falta de água no organismo (desidratação), portanto reidrate-se, beba muita água, ela é indispensável para evitar a formação de pedras nos rins.



2. Beba 1 copo de suco de laranja ou de limonada diariamente.
A laranja e o limão são duas frutas ricas em ácido cítrico, quando consumidos, dão origem ao citrato, um tipo de sal, que impede a formação de cristais e de pedras no organismo.



3. Consuma vegetais e grãos em grande quantidade.
Comer frutas e hortaliças reduz a incidência de pedras nos rins. Os vegetais tornam a urina menos ácida, o que dificulta a formação de cálculos. Os grãos possuem fitato, que tem a mesma função. Comer morango, abacaxi, feijão, alface e tomate, também ajuda a evitar a formação de pedras, principalmente para quem tem tendência a criar pedras nos rins.



4. Prefira produtos lácteos desnatados.
Os produtos desnatados possuem mais cálcio. O cálcio diminui as chances de cristalização, pois ele é absorvido no intestino, unindo-se ao oxalato, impedindo a formação das pedras.



5. Evite consumir proteínas em excesso.
O consumo exagerado de proteínas de carnes ou qualquer alimento de origem animal, como manteiga, por exemplo, aumenta a produção de ácido úrico, um dos principais componentes das pedras nos rins. Coma no máximo 1 bife médio por dia.



6. Diminua a ingestão de sódio.
O sódio facilita o deposito de sais no organismo, por isso, devemos evitar alimentos como: presunto, apresuntado, linguiça e caldos de temperos industrializados.



7. Tomar o chá de quebra-pedra diariamente.
Devido as suas propriedades este chá relaxa os ureteres, tem ação diurética e por isso, ajuda a evitar a formação das pedras nos rins.



A alimentação pode influenciar principalmente pessoas que tenham casos de pedra nos rins na família e aqueles que já tiveram pedra nos rins alguma vez na vida. Ao se adotar uma dieta como esta descrita aqui, podemos diminuir muito as chances de um novo episódio desta doença.
Mas tenha em mente que essas dicas são para evitar a formação de pedras nos rins, elas não servem como tratamento.

Mais sobre esse assunto:

Cuidado com tratamentos alternativos e tratamentos naturais para pedras nos rins

Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário