A Saúde

Pesquisar este blog

Cuidado com tratamentos alternativos e tratamentos naturais para pedras nos rins

Pedras nos rins
Pedra no rin
Nas terapias alternativas, existem inúmeras receitas que tem se propalado ao longo dos anos  para tratamento de pedra no rim. Infelizmente algumas pessoas ainda confundem tratamentos alternativos com curas milagrosas. Acreditar que o aumento do consumo de cerveja ou misturas como abacaxi e coca-cola podem ajudar a eliminar uma pedra no rim é um grande equívoco e pode inclusive agravar alguns quadros.


Os chás, sempre muito utilizados nestes casos, podem auxiliar devido ao aumento da diurese causada pela ingestão de líquidos, mas sozinhos não solucionam o problema. Nem mesmo o famoso chá de quebra pedra, pode resolver o problema após a pedra no rim estar formada. Ao contrário do que o nome popular diz, o chá de quebra-pedra não funciona exatamente quebrando as pedras nos rins. Na verdade o chá de quebra pedra ajuda a evitar que os cálculos se formem, mas não quebra e nem dissolve pedra nos rins como difundido pelo imaginário popular. Isso foi comprovado no estudo realizado pela química Ana Maria Freitas, do departamento de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Xaropes e compostos que utilizam o chá de quebra-pedra, como no caso do fitoterápico Dissol, apenas ajudam a impedir a formação de novas pedras, mas assim como o próprio chá, apesar de também possuírem um nome bastante sugestivo, infelizmente não ajudam em nada no tratamento de pedras já formadas.

É preciso que fique bem claro que o chá de quebra pedra, assim como qualquer produto derivado desta substância, não quebram e não dissolvem cálculos renais. 

Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário