A Saúde

Pesquisar este blog

Novo exame para câncer de pulmão




Novo exame para câncer de pulmão deixa possibilidade de cura superior a 80%
Exame de câncer de pulmão

Cientistas brasileiros descobrem câncer de pulmão na fase inicial.



Pela primeira vez na América Latina, pesquisadores brasileiros conseguem rastrear o câncer de pulmão na fase inicial. O exame é uma tomografia de baixa dosagem e está sendo testado em pacientes do SUS, em um hospital em São Paulo.
300 pacientes participam de uma pesquisa inédita no Brasil. Os pacientes têm entre 55 e 74 anos, fumam ou fumaram pelo menos um maço de cigarros por dia. São pacientes considerados de alto risco.

Detectar o câncer de pulmão logo no inicio é o que vai determinar a cura. Normalmente o câncer de pulmão só é descoberto quando o paciente já apresenta sintomas como, tosse com sangue, dor e perda rápida de peso.

A chance de cura do câncer de pulmão na fase inicial é superior a 80%. Se o câncer é encontrado na fase avançada, a pocibilidade de cura é menor que 30%. No câncer avançado com metástase e já disseminado a chance de cura é progressivamente menor.

O exame é feito em uma máquina de tomografia normal. A diferença é a intensidade de radiação, que é de quatro a sete vezes menor que a convencional. Isso permite que o paciente faça quantos exames forem necessários por ano, com segurança.

Os pesquisadores querem provar aqui no Brasil o que já foi confirmado nos Estados Unidos, que o uso de topografia de baixa dose de radiação é muito eficiente para detectar o câncer de pulmão na fase inicial. No futuro, esse tipo de exame devera ser comum, assim como a mamografia é para detectar o câncer de mama logo no início.



Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário