A Saúde

Pesquisar este blog

Alimentação saudável combate stress, ansiedade e depressão


A alimentação certa causa felicidade



Vários estudos apontam, que bons hábitos alimentares, melhoram o nosso humor. Quem tem hábitos alimentares saudáveis sofre menos com stress, ansiedade e depressão.


Segundo os estudos, a química dos alimentos é capaz de interferir na produção dos neurotransmissores como a serotonina, noradrenalina, dopamina e acetilcolina. Essas substâncias transmitem os impulsos nervosos para o cérebro e causam as sensações de prazer e bem-estar.

O triptofano é um aminoácido fundamental, que compõe a serotonina. Ele aumenta a produção da serotonina, substância que reduz a sensação de dor, diminuir o apetite e melhorar a qualidade do sono. Essa substância não é produzida pelo nosso organismo, mas pode ser encontrada em alguns alimentos.

Os carboidratos também são muito importantes para o bom humor. Eles aumentam os níveis de insulina e ajudam a separar o triptofano dos outros aminoácidos, o que facilita sua absorção. Por isso, dietas que restringem o consumo de carboidratos podem, deixar uma pessoa em péssimo estado emocional.


Alguns alimentos que podem melhorar o humor:



Proteínas

Elas possuem boas doses de triptofano, que ajuda na formação da serotonina: castanha de caju, castanha-do-pará, amêndoas, amendoim, nozes; abacaxi, abacate, banana, uva, caqui, tâmara, maçã, pera, melancia, morango, goiaba, manga, mamão, laranja, tangerina, batata-doce, batata-inglesa, berinjela, carnes, ovos, grão-de-bico, ervilha, feijões, leite e derivados.


Chocolate

O cacau possui carboidrato e triptofano, substâncias que estimulam a produção de serotonina. Prefira os tipos amargo e meio amargo ou com 70% de cacau, pois esses tipos também são antioxidante.


Aveia

Além do triptofano, ela contém selênio, que ajuda na produção de energia para o organismo.


Banana

Possui carboidratos, que estimulam a produção de serotonina e vitamina B6, essencial na hora da condução dos impulsos nervosos.


Milho

É rico em carboidratos e também em vitamina B6.


Vegetais com folhas escuras

São ricos em ácido fólico, que também ajuda a liberar serotonina no organismo: couve, brócolis, rúcula e outros


Oleaginosas

Nozes, castanhas e amêndoas possuem magnésio, cobre e selênio, um trio que ajuda a diminuir o stress e melhora a memória.


Laranja, maracujá e jabuticaba

As três frutas são ricas em vitamina C, combate o cansaço e o stress.


Ovos, fígado e soja

Esses três alimentos possuem colina e lecitina, substâncias que afetam de forma positiva o funcionamento do cérebro de pessoas com alterações de humor.


Peixes e frutos do mar

Possuem nutrientes que melhoram a atividade cerebral e contribuem para o bom humor. O selênio e a vitamina B12, combatem a ansiedade e o cansaço; o ômega-3 colabora na produção de neurotransmissores, combatendo a irritação.


Pimenta

A ardência é causado pela capsaicina, princípio ativo da pimenta que estimula o cérebro a produzir mais endorfina, responsável pela sensação de euforia.


Alface

É rico em lactucina, substância analgésica e sedativa, que causa efeito calmante.

Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário