A Saúde

Pesquisar este blog

As Micoses, Tipos e Tratamento

O que é micose?



São infecções na pele, couro cabeludo, unhas e partes úmidas do corpo, causadas por fungos que crescem excessivamente, prejudicando a saude. Os fungos existem em todas as pessoas, mas o seu desenvolvimento a ponto de causar infecções, esta ligado ao enfraquecimento do sistema imunológico, consumo exagerado de açúcar ou alergias.




Tipos de micoses:



- Candidíase: Transmitida pelo fungo Cândida albicans. Pode ocorrer na boca, região da vagina, pênis e intestino.


Tinha: Caracterizada por manchas vermelhas e superfície escamosa, bordas nítidas e que causam coceira. Aparecem em qualquer lugar do corpo, porém são mais comuns nos pés. Nas crianças, normalmente apareçam no couro cabeludo, formando uma crosta, causando coceira, muitas vezes fazendo parecer que o cabelo foi cortado naquela região. A tinha do couro cabeludo pode ser transmitida de uma criança para outra.


Pitiríase versicolor: Caracterizada por manchas pequenas como confete. Podem surgir isoladas ou agrupadas, normalmente aparecem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. Caracteriza-se por uma fina descamação de sua superfície, sua tonalidade varia entre o branco, rosado ou castanho, e causa cosseira. É mais comum em pessoas de pele oleosa, adolescentes e jovens.


Onicomicose: Micose das unhas (pés e mãos). Causa alterações na cor da unha, deformações, descolamento, quebra, rachaduras.





Tratamento:


O tratamento depende do tipo de micose e só pode ser determinado por um dermatologista. Podem ser usadas medicações locais como cremes, loções e talcos ou medicações via oral.  O tratamento das micoses é prolongado, variando entre 30 a 60 dias.  Mesmo que os sintomas desapareçam não interrompa o tratamento, pois o fungo pode resistir nas camadas mais profundas. Continue o tratamento pelo tempo que o médico indicou.

As micoses das unhas são as mais difícil de curar e também de maior duração do tratamento. Ele pode ser necessário por mais de doze meses.  Neste caso não desista a persistência é fundamental.


Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário